FIL Lisboa
4 & 5 dezembro 2024

Exposições e seminários 2023

Materiais DA Terra e PARA a Terra por MaterialDriven

Nosso relacionamento com a Terra é multifacetado. Seja de maneira direta ou indireta, dependemos inteiramente das matérias-primas que foram escavadas, cultivadas ou fabricadas nela. Da mesma forma, nossa pegada na Terra é colossal. Um estudo recente revelou que os materiais feitos pelo homem agora superam a massa total da biomassa viva da Terra, uma realidade impressionante que chama ainda mais atenção aos materiais que designers e engenheiros estão criando. Para entender e controlar o impacto ambiental que os materiais artificiais podem ter, principalmente aqueles destinados à construção, é preciso, primeiro, entender a composição da própria terra e o que ela nos oferece atualmente.

DA Terra:

Os quatro principais componentes da crosta terrestre são minerais, rochas, solo e água. Eles interagem ainda mais uns com os outros, e as combinações estratégicas desses componentes produzem materiais finais inovadores que têm o poder de danificar ou sustentar a vida na Terra. Partindo do básico — metais, cortiça, madeira e compósitos de madeira, vidro e têxteis naturais — há uma infinidade de materiais cujos ingredientes foram parcial ou totalmente “extraídos” da terra.

Como essa extração ocorre e como sua fabricação em produtos acabados afeta a terra é muito importante, assim como a natureza do que foi retirado da própria terra: é rapidamente renovável? Existem alternativas com uma pegada menor na Terra? Existe um problema ambiental mais amplo que possa ser resolvido por meio do (melhor) fornecimento desse material ou de uma alternativa?

DA Terra:

Embora a variedade de materiais extraídos e fabricados da Terra seja vasta, o mesmo acontece com o mundo milenar de materiais feitos simplesmente da própria “terra”. Os humanos têm criado objetos, espaços e ferramentas a partir de argila, solo e pedra há pelo menos 25.000 anos. Os desenvolvimentos tecnológicos atuais e o interesse renovado, impulsionado pela sustentabilidade, por esses materiais estão levando-os a novos patamares e capacidades. De novos compósitos de terra a blocos estruturais de alto desempenho, acabamentos de alta qualidade e pigmentos naturais vibrantes, há um espectro de produtos de design em oferta atualmente cuja base está em nossos recursos terrestres mais abundantes e disponíveis de maneira local.
Combinando tecnologia com séculos de conhecimento artesanal e cultural, em muitos casos, eles até têm o poder de substituir materiais desafiadores, como concreto e plástico, em casos cada vez mais frequentes, mudando nossa percepção dos materiais terrestres como temporários, frágeis ou limitantes.

PARA a Terra:

Os últimos 5 a 10 anos provocaram um despertar nos mundos do design e da construção. Tanto os criadores quanto os usuários estão cientes de que qualquer material empregado em produtos e espaços acabará retornando à Terra. Esses materiais deixam um rastro tóxico e prejudicial no meio ambiente, ou retribuem, por assim dizer, se decompondo no final da vida em elementos verdadeiramente nutritivos para a terra. Uma onda de soluções Regenerativas está assumindo o controle — compostáveis, de base biológica, biofabricadas, com emissão de carbono negativo e purificadoras — cada uma projetada PARA a Terra como cliente. Frequentemente, esses materiais retiram os fluxos de resíduos e poluentes de uma série de indústrias, neutralizando-os e transformando-os em materiais de valor.

A curadoria da MaterialDriven tenta capturar e retratar esse ambiente de design em rápida evolução, onde uma série de materiais empolgantes, sensoriais e prestativos DE e PARA a Terra são desenvolvidos e implementados diariamente em projetos arquitetônicos, impulsionados pelo desejo de impactar melhor nosso planeta que sustenta a vida.

19
39
46
48
55
92
Voltar à página inicial

architect
meets
innovations

Design & Plan

Media

 

 

 

 

 

Lighting partner